domingo, 23 de agosto de 2009

Um tour pelos sebos de Joinville

Aos que gostam de livros, e mais ainda, aos que gostam de comprar livros aqui em Joinville, deixamos aqui alguns comentários sobre alguns sebos dessa cidade, que é cada dia mais cultural. Nas ruas, na TV e na Internet (através de blogs e sites) crescem as manifestações de cultura. Bom de ver, isso.
E para o povo que gosta de literatura, seguem abaixo algumas dicas. Experiência própria de Eduardo e Daiane, dois viciados em sebos!
(A ordem numérica é aleatória: não representa preferência.)
É importante observar que o sebo, como todo comércio, vai sofrendo modificações em seu estoque e em sua estrutura, logo é possível que algumas das nossas observações já não façam tanto sentido. Mas a maioria faz, então, recomendo a leitura! :)
Outra coisa: também demos notas para os sebos, porque... porque é legal! 
Mais uma coisa (a última!): Nós dois não temos ligação com nenhum desses sebos, seja ela familiar, fraternal ou comercial. Resumindo: não estamos ganhando nada com esses comentários, nem fazendo favor a ninguém. O único intuito é compartilhar nossa experiência com os demais viciados em sebos!


1- Sebo *** (nome desconhecido) - Esse sebo fica na rua Dona Francisca, ali no primeiro piso de um sobrado. No segundo andar funciona a Junta Militar. Pois então, esse sebo é o mais desorganizado de todos. Isso, num primeiro momento é bom, pois se procurarmos podemos encontrar preciosidades que os preguiçosos não acham. No entanto, essa bagunça não é muito legal. O ambiente é pequeno e pouco arejado, a atmosfera é de puro mofo. Muitos dos livros estão empoeirados e amarelados (coisa de que o Eduardo odeia, enquanto a Daia não se importa muito). Quanto à qualidade dos livros, há muitos best-sellers, didáticos e livros - de qualidade duvidosa - em línguas estrangeiras, principalmente o alemão e o inglês. Já a literatura brasileira é representada, basicamente, pelos clássicos José de Alencar, Jorge Amado, Joaquim Manuel de Macedo, enfim, nada que não se possa encontrar em outro sebo, e em edição bem mais bonita. Ah, mais uma coisa. O preço é regular, o da média. E alguns títulos são mais caros do que mereciam ser.
Mas esperem! Apesar disso tudo, isso não é um conselho para não visitar este sebo. Afinal, vai que numa dessas encontra-se lá, um livro que não tem em nenhum dos outros? Vai saber!
Mas, dos sebos joinvilenses aqui elencados, é o pior.

Nota: 5

2- Banca Colin - Esse, como o nome sugere, fica no início da Rua Dr. João Colin. É um sebo interessante, o espaço é amplo, bom de caminhar nele. As prateleiras de Literatura estrangeira e brasileira são organizadas por seções e estão em ordem alfabética (nome do autor), um dos poucos sebos que procedem assim. Para quem gosta de revistas, tem alguns títulos interessantes, alguns de coleções, sobre filosofia, ciência e educação. Além de revistas como a Língua Portuguesa, Entre Livros e a Discutindo Literatura. O preço é bem bacana.
Quanto aos livros, o preço é justo. A maioria varia entre 4 e 10 reais. É um pouco escasso o seu acervo de materiais teóricos sobre Teoria da Literaura, Gramática e Linguística. Mas, de literatura, o acervo é bem interessante.
A maioria das edições são boas e além dos tradicionais clássicos da literatura brasileira, encontramos bastante autores contemporâneos. Quanto ao fato das prateleiras de literaturas serem organizadas por ordem alfabética, é importante observar que é comum encontrarmos livros fora do devido lugar (na letra errada).
Nesse sebo também se encontram livros de autores brasileiros na seção de lit. estrangeira, menos pelo descuido dos funcionários do que pela mania dos visitantes em bagunçar tudo. :P
A seção de lit. estrangeira tem ótimos autores. Dos contemporâneos aos clássicos. De famosos a esquecidos. De Daniele Steel a Zola. De Philip Roth a Turgueniêv. Tem de tudo. (maldita publicidade e seus slogans, escrevi isso e me lembrei das lojas Milium, hahaha)
Enfim, esse sebo é uma boa pedida.

Nota: 9

3- Livraria O Sebo - Essa também fica na João Colin, só que um pouco mais para "cima" (Um pouco antes do Giasse). Pois bem, chama atenção a denominação "livraria", já que a maioria dos livros são usados. Mas isso é só detalhe, afinal, sebo também é lugar de vender livros. Podemos dizer que esse sebo possui o acervo mais vasto, e o mais interessante de todos. Está recheado de preciosidades: literatura brasileira, estrangeira, além de outros campos de estudo como Economia, Teoria da Literatura, Psicologia e Educação. Lá você encontra livros que não existem nos outros. O ambiente é agradável e espaçoso. O único "porém" é quanto aos preços dos livros: este é o sebo mais caro de Joinville. Alguns títulos, que em outros vc compra por 7, 10 reais, ali são vendidos por 20. Há livros ótimos, até raros, podemos dizer. Mas a maioria são caros. Vale a pena comprar lá se você estiver realmente precisamente de certo livro, ou se ele é difícil de encontrar, pois os preços não são muito convidativos.
Entretanto, há uma ressalva a ser feita: apesar da maioria dos títulos terem um preço maior do que o habitual, há outros (são poucos, mas existem) que estão com bom preço, ou seja, abaixo do valor habitual (seriam valores desatualizados?).
Por isso, recomendamos aos visitantes que vasculhem bem, olhando muitas e muitas etiquetas de valor dentro dos livros.

Nota: 9
Merecia 10 pela qualidade, mas para avaliar um sebo, bom preço é fundamental!


4- Sebo Universo Cultural. Esse fica na rua Engenheiro Niemeyer (em frente aos bancos Besc e Bradesco Prime), ali no Centro. Também é um sebo bem interessante. O ambiente é limpo, bem iluminado e o espaço para percorrê-lo é bom. Há um acervo interessante de Sociologia/Política. Há bons CD's e discos de Vinil. Quanto aos livros, eles estão num preço justo. (embora alguns estejam acima do conveniente, mas são exceções). Há também uma seção relativamente boa de Infanto-Juvenil. A seções de Gramática/Litetura, Jornalismo e História possuem, quase sempre, obras interessantes (leia-se raras). É bem guarnecida também de literatura adulta: tanto a brasileira como a estrangeira são bem representados por clássicos e lançamentos. Esse sebo também possui a seção de Biografias mais completa, entre os sebos aqui listados. Pequena, é claro, mas contém alguns livros interessantes.
Enfim, um bom sebo.

Nota: 9

5- Sebo Princesa Izabel - Esse sebo está localizado na quase-esquina (entre uma lanchonete e um estacionamento) da Princesa Isabel com a Dona Francisca. É bem pequeno, bem como é pequeno o seu acervo de livros. Livros teóricos não é o forte desse sebo: são poucos os interessantes, a respeito de Artes, Literatura, Gramática, História e outras artes. Há alguns bons livros de Literatura Brasileira, mas a maioria são os tradicionais clássicos da nossa literatura, que se encontram em qualquer lugar.
Enfim, um sebo simples, com pouco destaque.
(Não é bem assim. Vide abaixo)
Nota: 6

PS: Rubens tem razão em seu comentário (é como eu disse, a tendência é que essa postagem esteja sempre desatualizada... fazer o quê). Seguindo sua dica, voltamos ao Sebo Princesa Izabel e vimos alguns livros bem interessantes lá que chegaram recentemente. Levamos algum, mas ficaram coisas muito boas, destaque para duas antologias de Murilo Mendes e Jorge Lima, com edições bem interessantes.
Nota nova para o Princesa Izabel: 7

6 comentários:

  1. tu e teus sebus, eduardo. rs...

    gosto quando puxas esses temas, e da forma como escreve sobre eles.

    obrigado pelos comentários elogiosos e atenciosos no um-sentir.

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. bem legal o relatório.
    o sebo da princesa izabel recebeu bons livros de poesia, o que eu nao tinha já catei, mas tem outros lá que são ótimos...

    abraços
    Rubens

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog, já salvei como meu favorito.
    Realmente é interessante saber a situação dos SEBOS, ainda mais que tem gente que nem sabe a quantidade que temos aqui em Joinville.
    Obrigada pelas dicas, agora já sei em qual ir :D
    Continue com esse ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. e quanto á compra? tenho vários livros de literatura popular praticamente novos e livros em inglês, espanhol e dinamarquês e queria saber qual desses sebos pagaria mais por eles..

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me passar certinho o endereça de cada sebo's, só conseguir achar uma pelo google mapas...kkk
    Se puder ajudar, sou de Jaraguá do Sul... E queria dar uma passada ai ^^
    vlw... obrigado

    ResponderExcluir