sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O rapaz que não era de Liverpool



Vencedor da primeira edição do prêmio Barco a vapor (2005), o livro de Caio Riter conta a história de Marcelo, adolescente que numa aula de biologia descobre que é um filho adotivo. Surge então uma enxurrada de sentimentos: raiva, medo, angústia. o Adolescente desmancha em perguntas: e as suas origens? e seus pais verdadeiros? Por que seus pais (seus pais?) não contaram a verdade desde o início?
Essa revelação surge logo no início do livro. Na sequencia surgem várias cenas da vida de Marcelo. Vai-e-vens no passado: fragmentos da vida do menino. Marcelo tem pais, uma namorada e irmãos amorosos. Mas a reveleção lhe enche de conflitos.
O menino é fã dos Beatles - Herdou a paixão do pai (pai). Na parede de seu quarto, uma curiosa montagem (que é uma metáfora construída com muita felicidade por Riter): Marcelo montou um painel da famosa foto do quarteto atravessando uma rua em Londres, em fila indiana, capa do disco "Abbey Road".
Na montagem, Marcelo pôs os 5 atravessando: o pai, a mãe, ele e os 2 irmãos. Mas após o choque, a descoberta (a mãe revela a ele de forma direta, assim como foi a pergunta do jovem - "Mãe, eu sou seu filho? - Não, não é"), após essa descoberta ele recorta o quinto personagem da foto. Afinal, os Beatles sempre foram 4. Marcelo sente que sobra, que é um intruso na exatidão do quarteto composto por pai e mãe e os 2 filhos. Na foto do disco só há 4. Ele está de fora, não pertence à família: O rapaz que não era de Liverpool.
À raiva e desespero iniciais, Marcelo vai substituindo pelo silêncio e pela reflexão. Ao longo do livro, através das várias cenas da vida de Marcelo (contadas por ele mesmo), o leitor vê (e Marcelo também) o quanto ele é amado por sua família. Compreende o erro dos pais por não terem contado antes. Temos um final feliz.
Caio Riter, abordando um tema muito delicado, não ousa muito. Apresenta o baque e a inquietação esperados de todos aqueles que, de repente, descobrem isso e dá um final feliz à história. No entanto, ao optar em fazer o relato pela voz do próprio Marcelo, o autor assume o risco de soar inverossímil. Mas Riter representa muito bem a linguagem escrita do adolescente, permeada de perguntas e vazios, traduzindo bem os sentimentos de Marcelo. Trata-se de uma história simples, mas bem contada, com uma linguagem simples, mas que não é pobre. Afinal, como diz sua professora, Marcelo escreve muito bem. Por que não contar, num livro, a sua história?
Como leitor, não gosto muito de finais felizes. Mas os finais felizes acontecem, não é? E é preciso que alguém os conte.

REFERÊNCIA:

RITER, Caio. O rapaz que não era de Liverpool. São Paulo: Edições SM, 2006.

Obs: Na contra-capa do livro, há uma indicação de idade. (12/13 anos - Leitor crítico). Foi nessa categoria que Riter foi vencedor do prêmio.

7 comentários:

  1. adorei o final do teu texto.

    ficou interessantíssimo ele. instigando no leitor uma grande curiosidade em ler o livro e saber qual é a desse final feliz.

    grande abraço!

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  2. mas qual eh afinal o final do livro ?

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  3. sadgysa fygfye awdguy rf

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  4. ei tudo bom?? eu estou lendo este livro (o rapaz que nao era de liverpool- de caio riter)para a escola, vou fazer uma avaliação de língua portuguesa a respeito dele, e outras matérias, como denotação e conotação...dentre outras, mas voltando ao assunto...estou gostando muito do livro, mas é meio entediante em certas partes pois os fatos se repetem. mas, fora isso, o livro é realmente bom, ainda nao cheguei no final, mas estou apreensiva e curiosa... queria parabenizar o autor deste texto: Eduardo Silveira, e também ao autor e participantes da criação tão maravilhosa do livro o rapaz que nao era de liverpool.
    queria agradecer ao eduardo silveira por nos dar espaço e a oportunidade de expressar nossa opinião e fazer críticas sobre o seu texto.
    atenciosamente: ??

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  5. Olá, tive a oportunidade de realizar uma criação coreográfica com alunos de oitava série sobre esta obra. A atividade fez parte do projeto "LeiturAção" da Secretaria de Educação de São Leopoldo-RS. O projeto tem um formato bastante interessante, os alunos lêem as obras selecionadas, cada disciplina realiza trabalhos específicos, que depois são apresentados para o autor- que visita a escola e bate um papo com os alunos.
    Parabéns pela sugestão!
    Katia Kalinka

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  6. o que mudou em relação ao grupo de Liverpool depois que Marcelo descobriu a adoção?

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  7. g,ixrcmuuntnuynyntybyberbtbwebvvtbybnmiigugnytyhnyhnyg

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