sábado, 12 de junho de 2010

É hora de história!



Achei bem bacana esse livro. Primeiro porque acho uma graça as ilustrações da Mariana Massarani, sou fã confesso do seu trabalho. Aliás, tenho reparado que se tem uma coisa que ela desenha bem é criança: parece uma especialidade dela retratar a esperteza e a simpatia que as crianças inspiram quando estão felizes. Gostei não apenas pela interpretação de Massarani, mas pelas histórias também, é claro. O livro reúne 10 histórias de autores diferentes, retiradas de livros já publicados.
Alguns contos foram retirados integralmente, como "Fada Cisco Quase Nada", de Sylvia Orthoff; outros, apenas um excerto, como "Cinderela", trecho do livro "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato. A intenção, nesse último caso, é despertar a vontade de ler toda essa história, de buscar o livro integral para conhecer o resto. Pra mim, tá beleza. Será que as crianças também apreciam esse jogo? Tomara. Em mim, deu certo: adorei principalmente as histórias "Tia Delica", de Ronald Simões Coelho, e "O cachorro e a pulga", de Liliana e Michelle Lacoca; livros que eu não conhecia e agora vou buscar em suas formas originais. Um problema que há nesses casos é a limitação: não há o projeto editorial amplo e cuidadoso (que é muito importante, sobretudo na literatura infantojuvenil!) que há nos livros em que os contos foram coletados. O que antes ocupava todo um livro (Fada Cisco Quase Nada, por exemplo) é transformado em 2 ou 3 páginas, limitando, inclusive, a interpretação de Massarani para as histórias. Uma defesa para isso está na intenção dos editores - explicitada na contra-capa - de que seja um livro para os pais e professores contarem histórias aos pequenos. Mas como livro é feito, antes de tudo, pra ser pego, lido e remexido pelas crianças, achei essa observação importante.
Mas... se pensarmos nesse livro como um convite a ler e ouvir histórias, aí ficará tudo bem. Para conferir as histórias em sua totalidade e beleza, basta que busquemos os livros de onde foram extraídos. Um bom livro.

2 comentários:

  1. cara, eu lembro que tive quase as mesmas impressões ao ler este livro, já há uns dois anos, acho. e, se não me engano, escrevi sobre isso, mas não lembro se tá no blog ou não, rsrs.

    maravilhoso, mesmo!

    abração.

    ResponderExcluir